Notícia SINASEFE IFSul

15 de fevereiro 2018

19/2 Dia Nacional de Luta: O Sinasefe-IFSul vai parar contra a Reforma da Previdência

A Assembleia Geral do Sinasefe-IFSul, realizada nesta quarta-feira, 14, aprovou a paralisação das atividades no instituto na próxima segunda-feira, 19/2. O Dia Nacional de Lutas contra a Reforma Previdenciária foi aprovado pelas centrais sindicais e tem o objetivo de defender, nas ruas de todo país, o direito à aposentadoria. Mesmo diante da estratégia do governo de, possivelmente, postergar a votação para o dia 28/2, o Sinasefe considera fundamental a manutenção e fortalecimento das mobilizações para barrar a reforma.As ações recentes do governo, como os adiamentos da votação, aumento das verbas de publicidade, sucessivas alterações no projeto e, até mesmo, a presença de Michel Temer em programas considerados populares na televisão aberta, demonstram o desespero diante de um cenário de absoluta rejeição popular. No último final de semana, tal rejeição foi além das pesquisas de opinião pública e invadiu o carnaval. Os ataques do governo foram denunciados em marchas de carnaval, alas de escolas de samba e Michel Temer apareceu, como destaque de carro alegórico, representado por um vampiro coberto por dólares.A coordenadora do Sinasefe-IFSul, Janete Otte, destacou que este é o momento de intensificar a mobilização, pois o desespero do governo demonstra que a união e mobilização de todos é a única estratégia possível para derrotar a reforma. O coordenador de organização, Francisco Brongar, afirmou que enquanto eles colocarem para votar, vamos parar, pois não podemos permitir que esse ataque passe, ele decreta o fim da previdência social.O Fórum dos Servidores Públicos Federais de Pelotas, do qual o Sinasefe-IFSul faz parte, está organizando uma agenda de mobilização para o dia 19/2. Em breve as atividades serão divulgas nos canais de comunicação do Sindicato.
Encontro de Mulheres do SinasefeEntre os dias 23 e 25 de março, será realizado, em Brasília, o 1º Encontro de Mulheres do Sinasefe, que terá como tema “Por um sindicato classista e sem opressões!”. Com o intuito de articular a participação da seção, a diretoria apresentou para a plenária a proposta de construção de uma delegação com representação de toda a base. Cada campus e a reitoria terá direito a uma vaga, além disso, a diretoria do Sinasefe-IFSul irá encaminhar 3 representantes. A proposta foi aprovada por ampla maioria.Com o objetivo de aprofundar as temáticas abordadas, as participantes poderão enviar teses para o Encontro. As temáticas são: 1 - Conjuntura nacional e atuação política e sindical da mulher; 2 -Mulher, raça e classe: mulheres negras e indígenas; 3- Mulheres lbt: gênero, sexualidade, visibilidade e representatividade & 4-Violências: do assédio ao feminicídio. Até o dia 8 de março os representantes de base devem encaminhar o nome da representante do campus para o Encontro.
Seminário de Estratégias de Lutas e 153ª PlenaCom o objetivo de ampliar o debate sobre os ataques aos trabalhadores e fortalecer a organização das mobilizações de 2018, o Sinasefe Nacional promove nos dias 22 e 23 de fevereiro, antecedendo a 153ª Plena, o Seminário de Estratégias de Luta do Sinasefe. Além de diversas meses de conjuntura, o Seminário também será marcado pela discussão sobre o Fórum Social Mundial e pela reativação da Frente Escola sem Mordaça.Entre os dias 23 e 25, em Brasília, o Sinasefe realiza a 153ª Plenária Nacional do Sindicato. Na pauta estão previstos debates sobre os encaminhamentos do Seminário Nacional de Educação, agenda e plano de lutas da entidade e o 32º CONSINASEFE, que será realizado no final de abril. A Assembleia decidiu por não enviar observadores e terá como delegados, em ambas as atividades o coordenador José Ricardo Nogueira, como representante da diretoria do Sinasefe-IFSul, e Marlise Vitcel, como representante da base.

Tags relacionadas: