Notícia SINASEFE IFSul

9 de fevereiro 2018

Sinasefe-IFSul e Reitoria realizam primeira reunião do ano

Na quinta-feira, 8, os coordenadores do Sinasefe-IFSul Manoel Porto Jr.; Francisco Brongar; Janete Otte e Daniela Curcio tiveram a primeira reunião do ano com o reitor do IFSul, Flávio Nunes e com a vice-reitora, Adriane Maria Delgado Menezes. O encontro teve como pauta o 2º Seminário de Ensino Médio Integrado no IFSul; a reunião entre o Conif e o Ministério do Planejamento Desenvolvimento e Gestão; e, também, abordou as perspectivas e desafios para o instituto e os servidores neste ano.
Reunião entre o Conif e o MPDGNo dia 24/1, um encontro entre a executiva do Conif com membros do MPDG abordou, entre outros pontos, questões relacionadas à carreira. Flávio afirmou que o teor e os detalhes da reunião serão abordados na próxima reunião geral do Conif, marcada para os dias 21 e 22 e de fevereiro. No entanto, a discussão sobre carreira não estava na pauta do Conif, que desde 2017 buscava uma agenda com o governo para discutir os “códigos de vaga" dos Institutos.O reitor acredita que a pauta de carreira foi introduzida pelo governo, mas garantiu que dará um retorno para o Sindicato, após a reunião do Conif. Flávio garantiu o seu apoio à solicitação do Sinasefe-IFSul, de que todas as discussões que envolvam carreira aconteçam na presença das entidades representativas da categoria.
Decreto nº 9.262/2018 e Carreira Um dos primeiros ataques do governo aos servidores públicos, neste início de no, foi o Decreto nº 9.262, que extinguiu mais de 60 mil cargos do serviço público federal, sendo mais de dois mil do PCCTAE, além de vedar a abertura de concurso público e o provimento de vagas adicionais a diversos cargos. Flávio lembrou que a questão da extinção de alguns cargos considerados obsoletos era uma discussão antiga na Setec, mas que vinha acompanhada da proposta de criação de novos cargos. Tendo como objetivo a atualização do quadro, não a sua redução. No entanto, o decreto do governo, do modo como se deu, demonstra, mais uma vez, a sua posição diante do serviço público federal, que busca uma drástica redução do número de servidores, abrindo espaço para a terceirização, que atende aos interesses da iniciativa privada. De modo geral, as ações do governo em relação aos servidores estão alinhadas com as reformas e ataques que ocorrem no país. Outro exemplo, também abordado na reunião, seria uma suposta proposta de aumento de níveis da carreira, que retardaria a conclusão das progressões e consequentemente a aposentadoria dos servidores. Tal proposta, dialoga diretamente com a reforma da previdência.Em relação aos ataques em geral, mas especialmente à reforma da previdência, que pode ser votada ainda este mês, Flávio destacou que tem dialogado com os deputados gaúchos e que, enquanto reitor, também irá cobrar dos parlamentares uma posição contrária a esse retrocesso.
Seminário do Ensino Médio Integrado Dando continuidade aos encaminhamentos do 1º Seminário do Ensino Médio Integrado no IFSul, o encontro abordou a realização de uma nova edição do Seminário, que deve ser realizada em abril. Com uma linha mais propositiva, o Seminário deverá apresentar as diferentes experiências de EMI no IFSul para identificar as estratégias que se adaptam melhor em cada contexto. Outra prioridade da segunda edição do Seminário, deve ser o aprofundamento das discussões sobre o PROEJA no instituto.


Tags relacionadas: