Notícia SINASEFE IFSul

10 de fevereiro 2022

Assembleia Geral do Sinasefe-IFSul aprova a suspensão da Greve Sanitária a partir de 14 de fevereiro

Assembleia Geral do Sinasefe-IFSul aprova a suspensão da Greve Sanitária a partir de 14 de fevereiro A Assembleia Geral do Sinasefe-IFSul realizada nesta quarta-feira, 09, de forma virtual através da plataforma Zoom, aprovou a suspensão da Greve Sanitária a partir da próxima segunda-feira, 14. Considerando que a liminar que determinava o retorno imediato de todas as atividades presenciais no IFSul foi derrubada, a categoria considerou que cabe agora à gestão do IFSul implementar o retorno gradual e seguro das atividades presenciais, de acordo com os critérios estabelecidos pela resolução nº62/2021, construída e aprovada pela comunidade no Conselho Superior. A assembleia iniciou com a fala de representantes do movimento estudantil dos campi Jaguarão, Pelotas e Sapiranga. Os estudantes pediram o retorno das aulas presenciais, especialmente nos cursos técnicos, com o objetivo de viabilizar as formaturas atrasadas. Os servidores explicaram para os estudantes que o objetivo da Greve Sanitária nunca foi a suspensão das atividades ou negar a retomada das aulas práticas presenciais, apenas garantir que esse retorno fosse construído de forma segura, de acordo com os critérios estabelecidos pelo plano aprovado no Consup. De acordo com o coordenador do Sinasefe-IFSul, Francilon Simões, o objetivo da Greve Sanitária nunca foi o adiamento indefinido do retorno presencial, mas garantir a segurança de todos. Para isso, os servidores consideram necessário que o plano construído coletivamente pela comunidade acadêmica no Conselho Superior deve ser seguido, o que não foi possível em função da liminar que determinou o retorno imediato de todos os alunos e servidores no dia 1º de fevereiro. Considerando a decisão do TRF 4, que derrubou a liminar do retorno, os servidores decidiram, por ampla maioria, suspender a Greve Sanitária e deixar que a gestão do IFSul e dos campi executem o plano de retorno conforme a resolução 62/2021.
Estado de Greve e Comando de Greve Com a suspensão da Greve Sanitária, mas considerando que a situação ainda exige acompanhamento e atenção da categoria, foi aprovado que o IFSul permaneça em estado de Greve, com o acompanhamento da organização e execução do plano de retorno em todas as unidades do IFSul, por membros do Comando de Greve. Caso as medidas sanitárias necessárias para o retorno presencial não sejam cumpridas, os representantes do Comando de Greve em cada campi têm autonomia para denunciar e convocar uma assembleia, com possibilidade inclusive de Greve Local.  Nesse sentido, o Sinasefe-IFSul reforça para todos os gestores do IFSul que o retorno presencial deve ser construído de forma segura para toda a comunidade. A responsabilidade de colocar em prática e fiscalizar o cumprimento dos critérios da resolução 62/2021 é de todos os diretores e reitoria, sendo que ainda vivemos um momento delicado da pandemia, com baixos índices de vacinação entre os jovens da faixa etária dos alunos do IFSul, conforme reconhecido pelo TRF 4 ao derrubar a liminar do retorno presencial imediato. Para fazer parte do Comando de Greve em seu campus, basta entrar em contato com o Sindicato.
170ª Plenária Nacional do Sinasefe Marcada para os dias 19 e 20 de fevereiro, de forma virtual, a Plena 170 terá como pauta a Análise de Conjuntura e Lutas da categoria para 2022 (PEC 32/2020, FORA BOLSONARO, Reordenamento da Rede, Portaria 983 e Controle Eletrônico); a Campanha Salarial e o Indicativo de GREVE em 09/03/2022; e o  Congresso Eleitoral do Sinasefe convocado para maio/2022. O Sinasefe-IFSul será representado pelos servidores Antonio Silveira Jr. (representante de base) e Daiane Luche participa como observadora da Seção Sindical.