Notícia SINASEFE IFSul

3 de setembro 2025

Assembleia Geral do Sinasefe-IFSul aprova paralisação das atividades nos dias 10 e 11 de setembro

Assembleia Geral do Sinasefe-IFSul aprova paralisação das atividades nos dias 10 e 11 de setembro A assembleia geral do Sinasefe-IFSul realizada nesta segunda-feira, 1, aprovou por ampla maioria a paralisação das atividades no Instituto nos dias 10 e 11 de setembro, em adesão ao Dia Nacional de Paralisação, pelo cumprimento dos acordos da Greve de 2024 e contra o avanço da Reforma Administrativa no Congresso Nacional. A paralisação e a mobilização da categoria foi aprovada pela 204ª Plenária Nacional do Sindicato.A assembleia geral ocorreu de forma virtual, através da plataforma Zoom, e contou com um amplo debate sobre a conjuntura política, informes da direção nacional e avaliação da base sobre o momento para a paralisação. Considerando a animosidade do congresso nacional atual, a categoria avaliou que somente a ampla mobilização das(os) servidoras(es) públicas(os) de todo o país poderá segurar o avanço do projeto. 
Informes: Marlise Vitcel e Roberta Vieira, representantes da organização do evento, deram informe sobre o Encontro Regional Sul de Mulheres do Sinasefe, realizado no IFSul Campus Pelotas, entre os dias 15 e 17 de agosto. O evento reuniu quase cem mulheres das seções sindicais do Sinasefe dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, sendo uma etapa extremamente produtiva e rica de troca entre as mulheres que fazem o sindicato. Os encontros regionais são uma importante etapa de preparação para o Encontro Nacional de Mulheres do Sinasefe. Além disso, Manoel Porto Jr. e Marlise Vitcel, coordenadores do Sindicato Nacional, apresentaram breves relatos sobre as atividades que estão sendo realizadas pela direção nacional em Brasília e nas bases, especialmente relacionadas ao combate da reforma administrativa. Osni Rodrigues, coordenador do Sinasefe-IFSul, falou sobre o Plebiscito Popular: Por um Brasil mais justo e soberano, que está com votação aberta até o final do mês de setembro. O Sinasefe-IFSul possui uma urna física, que está localizada na secretaria do sindicato, e uma urna virtual coletando votos para o plebiscito. Para participar, é só votar pela urna do sindicato, basta acessar o link:  https://plebiscitopopular.votabem.com.br/?id=12214EC0700. Por fim, Francilon Simões, coordenador de organização do Sinasefe-IFSul, falou sobre a rodada de visitas de formação, que o Sindicato está realizando juntamente com a assessoria jurídica. Até o momento, já foram visitados os Campus Venâncio Aires, Lajeado, Novo Hamburgo e Sapiranga. No próximo sábado, 6 de setembro, a direção e o Conselho de Representantes de Base do Sindicato estarão reunidos para mais uma reunião presencial. Na pauta, está a organização das próximas visitas e formação e também a mobilização da categoria pelo cumprimento dos acordos de Greve e pelo combate à Reforma Administrativa.
Eleição do Sinasefe-IFSul 2025-2027A Comissão Eleitoral apresentou a solicitação de inclusão de pauta na assembleia para a substituição de um dos seus membros. Francilon Lima Simões encaminhou oficialmente o seu pedido de afastamento da COE, por motivos pessoais, e será substituído por Maria de Fátima Medeiros. Além disso, Emerson Rodrigues ficará como suplente na comissão. A COE solicitou também a publicação da versão prévia do regimento e do cronograma eleitoral 2025-2027, que ficarão disponíveis no site do Sinasefe-IFSul e a realização de uma nova assembleia, na próxima semana, para a aprovação do documento. Todas as solicitações foram aprovadas por aclamação. 
Delegadas(os) para a 205º Plenária NacionalO Sinasefe Nacional realiza entre os dias 26 e 28 de setembro, de forma híbrida, a 205ª Plenária Nacional do Sindicato. A extensa pauta conta com debates sobre a reforma administrativa; cumprimento dos acordos da Greve 2024; encaminhamentos do 1º Encontro de Diversidade Sexual e de Gênero do SINASEFE e dos Encontros Regionais; Encaminhamentos da Comissão Organizadora do 37º CONSINASEFE, entre outros. O Sinasefe-IFSul terá como representante da direção Osni Rodrigues e como representante da base Ana Cláudia Colvara. Roberta Vieira e Maria de Fátima Medeiros são as suplentes e participam na condição de observadoras, de forma virtual, da Plena.