Avanço nas pautas locais: SINASEFE IFSul estabelece mesa permanente com a Reitoria
A diretoria executiva do SINASEFE IFSul esteve reunida com a Reitoria do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) na tarde desta terça-feira, 18, a convite da pró-reitora Fabíola Mattos Pereira. O encontro contou com a presença do reitor Carlos Corrêa e teve como objetivo tratar de assuntos institucionais e sindicais de interesse da categoria.
As pautas inicialmente tratadas foram relativas à necessidade do instituto avançar em procedimentos padrão, no que se refere a questões que envolvem a saúde e a atenção das(os) servidoras(es) e da comunidade acadêmica, como: suspensão de aulas devido à emergência climática e reposição de carga horária em virtude de faltas por questões de saúde, paralisações e greves, bem como suspensões de calendário. O SINASEFE IFSul se colocou à disposição para atuar na Comissão para o estabelecimento de protocolos para Emergências Climáticas e para debater sobre a recuperação de carga horária nas situações pautadas.
Entre os encaminhamentos, ficou acordado o estabelecimento de uma mesa permanente entre o sindicato e a Reitoria do IFSul, de modo a avançar em pautas locais, incluindo o apoio do sindicato à recriação e capacitação da CIS e ao reposicionamento na carreira docente.
Outro tema tratado e referendado no encontro foi que o SINASEFE, criado em 11 de novembro de 1988 e com registro de entidade sindical junto ao Ministério do Trabalho desde 21 de fevereiro de 1990, é representado pela Seção IFSul e, nessa condição, é o único ente sindical legítimo a representar as servidoras e os servidores do instituto.
Pela diretoria executiva do SINASEFE IFSul, estiveram presentes: Manoel Porto Jr., Luciana Loponte, Josiela Cavalheiro, Nilo Campos, Patrícia Calixto, Jairo Campelo e Eleno Konsgen.