Notícia SINASEFE IFSul

30 de julho 2025

Informe da DN: calendário de mobilização

Informe da DN: calendário de mobilização A 10ª reunião da gestão 2024-2026 da Direção Nacional (DN) do SINASEFE, realizada no último sábado (26/07), debateu a conjuntura política atual e inseriu no horizonte de ações do sindicato a priorização da luta contra a Reforma Administrativa, que teve um Grupo de Trabalho (GT) aberto no Congresso Nacional.Este GT apresentou, no dia 15 de julho, uma proposta elaborada pelo deputado federal Pedro Paulo (PSD-RJ), que indicou os quatro eixos da Reforma Administrativa pretendida pela Câmara:
  • Eixo 1: Estratégia, Governança e Gestão – traz pontos sobre meritocracia, diminuição de gastos da máquina pública e o estímulo à competitividade por meio de uma bonificação de até dois salários mínimos;
  • Eixo 2: Administração Digital – traz pontos sobre a redução das Carreiras de Estado e implantação do teletrabalho;
  • Eixo 3: Profissionalização – traz pontos sobre a reestruturação das carreiras com padronização de 20 níveis. Programa voluntário de redução de carga horária com redução de salário e concurso público para contratação estatutária com tempo determinado de 10 anos;
  • Eixo 4: Fim dos Privilégios – aborda pontos sobre o fim dos supersalários e programas de combate ao etarismo e assédios.
Espera-se que o Relatório do GT seja entregue ao Presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), logo após o recesso parlamentar, ou seja, no início de agosto.
Mobilização do SINASEFEEm virtude do curto espaço de tempo, o SINASEFE está fazendo todo o possível para mobilizar suas bases e, também, para acionar as demais entidades do Fonasefe e do Fonacate contra essa proposta de desmonte dos serviços públicos.A DN do SINASEFE debateu algumas propostas de ação em sua 10ª reunião e as divulga aqui, para já iniciar as mobilizações nas seções sindicais. São elas:
  • Reunião Ampliada com as seções sindicais – a ser agendada (formato, data e horário) em breve;
  • Ações contra a Reforma Administrativa devem ser realizadas, preferencialmente, em unidade com outras entidades classistas do funcionalismo público (federal, estaduais e municipais);
  • Realizar mobilizações nos aeroportos, cobrando apoio dos parlamentares em cada base;
  • Realizar seminários e/ou reuniões preparatórias para o Seminário Nacional do Fonasefe;
  • Participar do Seminário Nacional “Desmonte do Estado”, que ocorrerá nos dias 15 e 16 de agosto, de forma híbrida (virtual e no auditório do Sindsep-DF).
Mais detalhes sobre estas propostas de mobilização serão divulgadas em breve e forma permanente, tanto aqui em nosso portal quanto em nossos perfis de redes sociais no Facebook, no Instagram e X. Fique atento!
Fonte: Sinasefe Nacional